Zema quer presidência em 2026 e critica 'perseguição' a Bolsonaro
O governador mineiro também abordou atuação do STF e prometeu indulto ao ex-presidente
25 JUL 2025 • POR Vinícius Santos • 09h01O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que pretende disputar a Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita em entrevista à CNN Brasil.
Ao ser questionado sobre as diferenças entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema respondeu: "Eu sou de direita, acho que temos muito em comum. Ele tem experiência longa como parlamentar, e eu tenho experiência como gestor. Estou muito acostumado a montar times".
Zema também disse que, se for eleito, concederá indulto a Bolsonaro. "Sim, com certeza", afirmou. O governador criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que há "excesso de perseguição" por parte da Corte. "Espero que eles [ministros do STF] revejam antes que algo mais drástico seja necessário para barrar toda essa aberração que está acontecendo", declarou.
Zema afirmou ainda que apoiará candidatos ao Senado que defendam o impeachment de ministros do STF. "Com toda certeza, caso essa situação perdure, porque é um absurdo você proibir um pai de falar com o filho, é um absurdo você falar que alguém não pode dar entrevistas. Isso me parece quase surreal", disse, em referência ao ex-presidente Bolsonaro.
O governador também disse que espera uma renovação expressiva no Senado. "Nós, com toda certeza, vamos ter uma renovação expressiva do Senado ano que vem. Cada estado estará elegendo dois senadores, e nós estamos observando isso. Me parece que a imprensa já sinaliza isso", declarou.
O lançamento da pré-candidatura de Zema está previsto para 16 de agosto, em evento do partido Novo, em São Paulo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.