Geral

Atualização do sistema de segurança eleitoral deixará serviços instáveis na segunda (28)

A preparação faz parte das medidas adotadas em cada eleição visando 2026

26 JUL 2025 • POR Sarah Chaves • 11h13
Tribunal Superior Eleitoral - TSE

Conforme a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os sistemas operacionais dos equipamentos servidores passarão por atualização na próxima segunda-feira (28), a partir das 19h (horário de MS), deve ser concluído até as 5h de terça-feira (29).

A ação envolve a aplicação de patches (correções) fornecidos pelos fabricantes, com o objetivo de sanar eventuais vulnerabilidades e garantir a segurança e estabilidade dos sistemas.

A preparação faz parte das medidas para manter a segurança nas votações de cada eleição visando 2026.
Devido a manutenção, o Tribunal informa que haverá indisponibilidade temporária de diversos sistemas, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Diário da Justiça Eletrônico (DJe), além dos portais do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), entre outros.

Outras medidas 

Para complementar a medida de segurança, o  TSE ainda realiza de 1º a 5 de dezembro o  Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, com o objetivo de fortalecer a transparência, a confiabilidade e a segurança dos sistemas de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições Gerais de 2026. 

Os inscritos cidadãs e cidadãos brasileiros maiores de 18 anos, participarão na condição de investigadora ou investigador, individualmente ou em grupo, mediante apresentação de documentação comprobatória.
O Teste Público ocorrerá em ambiente preparado e reservado, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.