Saúde

Médico de MS explica o que é câncer colorretal, que vitimou Preta Gil

Mortalidade prematura da doença deve aumentar até 2030, tanto em homens, quanto em mulheres

28 JUL 2025 • POR Luiz Vinicius • 08h23
Preta Gil na edição do 'The Masked Singer' dedicada ao amor - Globo/ Maurício Fidalgo

O câncer colorretal ficou conhecido depois da morte da artista Preta Gil, aos 50 anos, neste mês de julho. Porém, a doença tem avançado consideravelmente com o passar dos anos e de maneira silenciosa nas faixa etárias mais novas.

Para entender a doença, o radio-oncologista Marco Antônio Rizza, do Hospital Universitário de Mato Grosso do Sul, explica que o câncer colorretal é um tumor que acomete o cólon e o reto, partes que compõem o intestino grosso.

"A causa da neoplasia maligna de cólon é a mutação das células do epitélio intestinal causada pela agressão sistemática e crônica dessas células por agentes com potencial irritativo e oncogênico".

Conforme o especialista, os principais fatores de risco são: estilo de vida, como sedentarismo, obesidade, dieta pobre em fibras e com excesso de alimento ultraprocessados, histórico familiar, como parentes próximos que tiveram o diagnóstico de neoplasia maligna de cólon, fatores genético-familiares e hábitos como tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Os principais sinais de alerta para o câncer colorretal incluem sangue nas fezes, alteração persistente no ritmo ou no formato das evacuações, dor abdominal contínua, perda de peso sem explicação, fraqueza, anemia e sensação de não ter evacuado completamente.

“Hábitos importantes para prevenir a doença são: dormir bem; alimentação equilibrada (rica em frutas e fibras), evitar o consumo de alimentos embutidos, ultraprocessados e corantes; não utilizar tabaco; não consumir bebida alcoólica e praticar exercícios físicos com regularidade”, salienta Rizza.