Brasil

'Acredita Exportação' pela desoneração de pequenas empresas será assinado hoje

O programa permite a devolução de tributos pagos por essas empresas, incluindo as optantes pelo Simples Nacional

28 JUL 2025 • POR Sarah Chaves, com Planalto • 09h12
Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Lula sanciona nesta segunda-feira (28) o Projeto de Lei Complementar nº 167/2024 que cria o Programa Acredita Exportação pela desoneração e ampliação da base exportadora de micro e pequenas empresas. Na ocasião, também será detalhada a regulamentação da lei.

A cerimônia está prevista para 16h no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília, com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Criado pelo MDIC em parceria com os ministérios da Fazenda e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o Acredita Exportação restituirá o percentual de 3% das receitas de vendas ao exterior realizadas por micro e pequenas empresas, valor correspondente à parcela dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva.

A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário.

“O Acredita Exportação vai incentivar a participação de pequenos negócios do Brasil no comércio exterior. Com ele, essas empresas ganharão mais competitividade, a base exportadora do país crescerá e novas oportunidades de negócios surgirão”, afirma o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do MDIC, em 2024 o universo de micro e pequenas empresas exportadoras (somando-se microempreendedores individuais – MEI, microempresas – ME e empresas de pequeno porte – EPP) representou 40%, ou seja, 11,5 mil empresas das 28,8 mil que realizaram vendas externas no período.