JD1TV: Multas por energia reativa podem gerar prejuízos milionários, alerta especialista
Claudomiro Almeida explicou como falhas técnicas e falta de monitoramento elevam contas de energia
29 JUL 2025 • POR Carla Andréa • 15h53Empresas de médio e grande porte, como indústrias e supermercados, podem estar arcando com multas milionárias por consumo excessivo de energia reativa sem sequer saber a origem do problema. O alerta é do engenheiro eletricista Claudomiro Almeida, especialista em eficiência energética, que esteve no JD1 Entrevista nesta terça-feira (29).
Segundo Claudomiro, muitas empresas não têm controle efetivo sobre o consumo interno de energia e acabam penalizadas por falhas técnicas que poderiam ser evitadas.
“Existem consumidores que sequer compreendem as siglas e informações repassadas pelas concessionárias, o que dificulta a identificação da ineficiência energética”, explicou.
O engenheiro desenvolveu uma metodologia própria baseada em medições em tempo real e relatórios compatíveis com auditorias nacionais e internacionais.
A solução, segundo ele, permite corrigir o fator de potência de forma remota — pelo celular ou computador — com o uso de bancos de capacitores. “Com isso, é possível evitar perdas de demanda e eliminar as multas”, afirmou.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.