Cultura

Espetáculos "Silêncio Branco" e "Rompendo o Silêncio" abordam violência de gênero na Capital

Apresentações acontecerão em agosto e serão gratuitas

2 AGO 2025 • POR Carla Andréa • 18h12

Nos dias 5 e 12 de agosto, o palco do Sesc Teatro Prosa, em Campo Grande, receberá os espetáculos de dança contemporânea “Silêncio Branco” e “Rompendo o Silêncio”, ambos com entrada gratuita.

As apresentações começarão às 19h e integram o projeto Os Afetos dos Silêncios, que propõe reflexões artísticas sobre a violência de gênero e a construção de novos imaginários sociais.

Idealizado por Ana Carolina Brindarolli e Maria Fernanda Figueiró, o projeto conta com apoio do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), por meio da Secretaria Executiva de Cultura (Secult) da Prefeitura Municipal.

O público é convidado a colaborar com a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à campanha Mães da Favela, da CUFA (Central Única das Favelas) de Campo Grande.

Silêncio Branco: da cena à denúncia

Dirigido por Chico Neller, o espetáculo Silêncio Branco teve origem em um duo anterior chamado Velado, cuja recepção do público despertou no diretor a necessidade de discutir com mais profundidade a temática da violência contra a mulher.

“Escutei muitos comentários dizendo que aquilo era uma cena de violência. Isso me chamou atenção, porque, sinceramente, eu não via dessa forma”, contou Neller. “A escolha da linguagem foi a parte mais difícil pra mim”, completou.

Premiado nacionalmente, Silêncio Branco já circulou por outras cidades brasileiras, como São Luís (MA), após ser contemplado com o Prêmio Klauss Vianna, da Funarte.

Rompendo o Silêncio: novas perspectivas sobre o gênero

Com recriação dramatúrgica e coreográfica de Vanessa Macedo, o espetáculo Rompendo o Silêncio parte da estrutura original de Silêncio Branco para propor uma nova leitura sobre gênero e violência.

A diretora buscou se afastar das representações tradicionais de agressor e vítima, promovendo uma subversão simbólica das imagens convencionais.

Ambos os espetáculos são encenados pela Ginga Cia. de Dança, que completa 39 anos de atuação em Campo Grande.

Serviço:

Espetáculos de Dança
05/08 – “Silêncio Branco”
12/08 – “Rompendo o Silêncio”
Horário: 19h
Local: Sesc Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200, Centro – Campo Grande/MS
Entrada gratuita (classificação 14 anos)
Doações de alimentos não perecíveis serão destinadas à CUFA

Mesa Redonda
15/08
Ginga Espaço de Dança – Rua Brigadeiro Tobias, 956, Bairro Taquarussu
Aberto ao público

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.