MPF fiscaliza implantação de poços artesianos para aldeias em Paranhos
A instauração do procedimento decorre de um acordo firmado entre a ASSOMASUL e a Prefeitura
4 AGO 2025 • POR Vinícius Santos • 11h55O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para acompanhar o fornecimento de água às comunidades indígenas na cidade de Paranhos, no Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada pela procuradora da República Karine Suzan Hoffstaeter Boteon.
O procedimento pretende apurar a situação do abastecimento hídrico nas aldeias indígenas da região. A ação do MPF ocorreu após a divulgação de um acordo entre a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) e a Prefeitura de Paranhos, para a perfuração de poços artesianos locais.
Segundo a procuradora Karine Boteon, é "papel institucional de zelar pelos direitos e interesses das populações indígenas, promovendo as medidas necessárias tal".
O acompanhamento do MPF visa garantir que as comunidades indígenas sejam efetivamente beneficiadas pelo acordo e tenham acesso adequado à estrutura para abastecimento de água.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.