JD1TV: Cão que 'vive solto' é flagrado em investida contra agente de saúde na Vila Nasser
"Ouvi os gritos e quando sai ele já tinha ido", relatou o morador que fez a denúncia
6 AGO 2025 • POR Sarah Chaves • 12h11Moradores do bairro Vila Nasser denunciaram uma situação que vem preocupando quem mora na Rua Dionysos, devido a presença de um cachorro de porte médio/grande que é visto corriqueiramente pela região.
Na manhã desta quarta-feira (6), câmeras de segurança de uma residência flagraram o momento em que o cachorro vai para cima de um agente de saúde durante uma visita. O servidor consegue se livrar graças à sua bolsa.
"Ouvi os gritos e quando sai ele já tinha ido", relatou o morador que divulgou as imagens. "Tenho visto esse cachorro solto, já abri o portão várias vezes e ele estava lá na frente. Não sei quem é o dono(a), mas ele não pode ficar assim solto e atacando as pessoas!", apelou.
O JD1 Notícias entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para obter mais informações, inclusive sobre possível ação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). Em nota, a secretaria informou que, embora tenha ocorrido um ataque por animal, o servidor não sofreu ferimentos e passa bem. A orientação para quem em casos de ataques por animais, é fundamental lavar imediatamente o local da mordida com água e sabão e procurar uma unidade de saúde com atendimento 24h para avaliação médica.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) destaca que, em casos envolvendo animais em situação de rua, o órgão realiza o recolhimento. Nestes casos, a população pode entrar em contato diretamente com o CCZ pelo telefone (67) 3313-5000. Já quando o animal está sob a responsabilidade de um tutor, é necessário que a situação seja denunciada por meio da Ouvidoria.
Dessa forma, a população pode acionar a Ouvidoria pelos canais oficiais de atendimento. Após o registro da denúncia, o responsável legal (se houver) é notificado por meio de um Termo de Vistoria, com prazo para realizar as adequações necessárias. Caso as orientações não sejam cumpridas, o tutor é autuado conforme a legislação vigente.
*Matéria atualizada às 16h40 para acréscimo de nota oficial da Sesau.