Brasil institui Programa de Acolhimento Humanitário a Repatriados e Deportados
A iniciativa irá oferecer acolhimento humanizado e apoio à reintegração social e econômica de brasileiros em situações de risco
8 AGO 2025 • POR Sarah Chaves • 10h50O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), publicou a Portaria que institui o Programa de Acolhimento Humanitário, Proteção Social e Inserção Econômica aos Repatriados e Deportados buscando oferecer acolhimento humanizado e apoio à reintegração social e econômica de brasileiros repatriados ou deportados em situações de risco ou vulnerabilidade, com foco na garantia dos direitos humanos.
A iniciativa é resultado da cooperação entre os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Relações Exteriores, da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Justiça e Segurança Pública.
Entre os objetivos do Programa, destacam-se o acolhimento inicial por equipes multidisciplinares, oferta de alimentação, itens de higiene e abrigo temporário, apoio ao deslocamento dentro do território nacional, assistência para regularização documental, ações de capacitação e inserção no mercado de trabalho, geração de dados estratégicos para formulação de políticas públicas.
A execução das ações será coordenada pelo MDHC, em articulação com os ministérios envolvidos, podendo contar com o apoio de entes federativos, organizações da sociedade civil, entidades privadas e organismos internacionais.
A gestão e o acompanhamento do Programa serão realizados de forma conjunta, com reuniões periódicas entre os ministérios. As despesas serão custeadas com recursos próprios das pastas participantes, conforme disponibilidade orçamentária.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.