Clima

Apesar da redução, risco de queimadas no Pantanal permanece "extremo"

O tempo seco tem favorecido para um cenário preocupante; as próximas semanas são avaliadas como críticas

16 SET 2025 • POR Taynara Menezes • 15h12
Queimadas apresentaram redução comparada ao mesmo período do ano anterior - Agência Santarém

Mato Grosso do Sul tem registrado uma redução significativa nas queimadas em 2025, se comparado ao mesmo período do ano anterior, com 79,6% menos área queimada no Cerrado e 98,0% no Pantanal, Segundo dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC).

No entanto, as condições climáticas atuais, com altas temperaturas e tempo seco, elevam o risco de incêndios na área pantaneira, sendo classificado como "extremo" entre 16 e 21 de setembro.

Embora as ações de prevenção e combate tenham gerado bons resultados, com a área queimada no Cerrado caindo de 194.390 hectares em 2024 para 39.620 hectares em 2025, o clima favorável à propagação do fogo ainda é uma preocupação.

No Pantanal a redução é mais significativa, a área queimada caiu de 1.542.618 hectares para 30.198 hectares, somando 98% de diferença positiva. Mas quando trazemos para a atual realidade com máximas de até 40ºC e baixa umidade, a preocupação muda, pois o cenário favorece o risco de incêndios.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul continua em alerta, já foram mais de 880 bombeiros mobilizados em todo o estado para combater os focos de incêndio e evitar a propagação do fogo.

As Unidades de Conservação e outras áreas de preservação seguem sendo monitoradas de perto desde janeiro desse ano. 

Pantanal em alerta

Entre quarta-feira (17) e domingo (21), a previsão para a região pantaneira de Mato Grosso do Sul indica sol com variação de nebulosidade. As temperaturas mínimas devem variar entre 27°C e 29°C, enquanto as máximas ficam entre 34°C e 40°C.

Os ventos estarão predominantemente do quadrante norte. Com o tempo seco e a umidade relativa do ar entre 10% e 30%, essas condições favorecem a ocorrência de incêndios florestais. Por conta disso, o risco de fogo no Pantanal MS é classificado como "extremo" durante este período.

O trabalho contínuo de prevenção e combate será crucial para proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população em Mato Grosso do Sul. 

A previsão ainda alerta a probabilidade de fogo para o trimestre Setembro-Outubro-Novembro de 2025, no mapa abaixo é possível obervar que a maior parte encontra-se no nível de alerta de Atenção.