Geral

Sancionada Lei que impõe repasse para instituições mediante certidões criminais

O não cumprimento da medida pode resultar na suspensão do envio de verbas

22 SET 2025 • POR Sarah Chaves • 10h36
Foto: Divulgação/Cape

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, sancionou a Lei que torna obrigatória a apresentação de certidões de antecedentes criminais por parte de todos os colaboradores de instituições sociais públicas ou privadas  que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes e recebem recursos públicos estaduais.

A nova legislação determina que as certidões sejam atualizadas a cada seis meses, como forma de reforçar a segurança e a proteção de menores nas instituições beneficiadas com verbas públicas. A medida está alinhada com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e já está em vigor desde a data de sua publicação nesta segunda-feira (22).

O não cumprimento da medida pode resultar na suspensão do repasse de verbas por, no mínimo, um ano, prazo que poderá ser ampliado em casos de reincidência.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.