Campo Grande realiza primeiro censo da população em situação de rua
Força-tarefa mobilizou 96 profissionais e deve nortear políticas públicas municipais
2 OUT 2025 • POR Carla Andréa • 14h09A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, iniciou nesta semana a primeira fase de um censo inédito da população em situação de rua da Capital.
O levantamento, que mobilizou 32 equipes e 96 profissionais, tem como objetivo mapear, contar e georreferenciar esse público, oferecendo dados concretos para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
A ação cumpre a Lei Municipal nº 6.517/2020, que prevê a contagem da população de rua a cada dois anos.
O trabalho de campo foi realizado de forma simultânea nas sete regiões de Campo Grande, incluindo também unidades de acolhimento, como o Centro POP, UAIFA I, casas de passagem, hospitais, UPAs, CAPS e o Terminal Rodoviário.
Segundo o gerente de Proteção Social para a População em Situação de Rua, Thiago de Brito Ribeiro, a metodologia adotada garante maior precisão: “Como a contagem foi realizada em um único dia e de forma simultânea em todas as regiões da Capital, dificilmente haverá dado duplicado, garantindo uma informação mais precisa no momento da soma geral.”
A próxima etapa do levantamento incluirá a aplicação de questionários para detalhar o perfil sociodemográfico e étnico-social da população em situação de rua, além da validação e cruzamento dos dados. A expectativa é concluir todo o processo até dezembro.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.