Política

Governo lança consulta pública para baratear CNH; veja o que pode mudar

Interessados podem opinar na proposta do Ministério dos Transportes, que prevê que o custo da primeira habilitação possa cair em até 80%

4 OUT 2025 • POR Vinícius Santos • 18h35
Foto: Ilustrativa / - Lia de Paula/Agência Senado

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, lançou a consulta pública para discutir mudanças que podem reduzir o custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa está disponível na plataforma Participa + Brasil e já contabiliza mais de 7 mil contribuições.

A proposta do Ministério visa reduzir barreiras para obtenção da primeira habilitação, principalmente para população de baixa renda, ampliando o acesso ao trabalho, à mobilidade e à inclusão social. O prazo para envio de sugestões vai até 2 de novembro.

Após o término da consulta, o texto será analisado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), responsável por regulamentar a nova norma. O governo estima que, com a flexibilização de etapas e a possibilidade de diferentes formatos de formação, o custo da primeira habilitação possa cair em até 80%.

Principais pontos da proposta

A minuta, chamada de “Democratiza o novo processo de formação do condutor”, prevê mudanças estruturais no processo de habilitação:

Facilidade digital e portabilidade

A proposta também prevê o uso de sistemas digitais para simplificar o acompanhamento do processo:

Clique aqui e participe da consulta.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.