Exportações de carne bovina para os EUA despencam 58% após tarifaço
Dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que café, tabaco, armas e açúcar também registraram fortes quedas
6 OUT 2025 • POR Carla Andréa, com Metrópoles • 17h42A exportação de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos caiu 58% entre agosto e setembro, segundo dados da balança comercial divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O produto está entre os itens atingidos pelo tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, o que tem impactado diretamente o desempenho das vendas brasileiras ao país.
Além da carne bovina, outros setores também sentiram os efeitos das novas tarifas. As exportações de café recuaram cerca de 29% no mesmo período, enquanto tabaco (-95,7%), armas e munições (-92%) e açúcar e melaço (-77%) registraram as maiores quedas.
De forma geral, considerando todos os produtos, as exportações brasileiras destinadas aos Estados Unidos diminuíram 20,3% em setembro, sinalizando os primeiros impactos concretos das medidas comerciais adotadas pelo governo norte-americano.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.