Saúde

Campanha de Multivacinação começa em MS e segue até 31 de outubro

Ação do Governo do Estado é voltada à atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos

7 OUT 2025 • POR Carla Andréa • 14h09

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), inicia nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação 2025, uma mobilização nacional voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A ação segue até o dia 31 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 18 de outubro.

A campanha integra o esforço do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal no país e conta com incentivo financeiro federal, conforme a Portaria GM/MS nº 6.715/2025, que destinou recursos específicos para fortalecer as ações de imunização em estados e municípios.

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o objetivo é reforçar o compromisso do Estado com a proteção da população infantil e adolescente.

“A multivacinação é uma oportunidade para atualizar a caderneta e ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado. É o momento de as famílias procurarem as unidades de saúde e garantirem que crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças que podem ser prevenidas com vacina”, explica.

Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde estarão com as salas de vacinação abertas para atender a população.

Além disso, os municípios poderão promover ações extramuros, levando equipes de imunização a locais de grande circulação, como escolas, ginásios, praças e unidades móveis.

Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra BCG, Poliomielite, Tríplice Viral, DTP, HPV, Hepatite A e B, Pneumocócica e Meningocócica ACWY, entre outras. A vacinação é seletiva, voltada para quem tem doses em atraso ou esquemas incompletos.

A estratégia também tem foco no combate à hesitação vacinal, com ações de mobilização social que reforçam a importância da imunização como medida de proteção coletiva.

Em 2024, Mato Grosso do Sul se destacou entre os estados com melhores índices de cobertura vacinal, segundo o Ministério da Saúde. Para 2025, a SES mantém a meta de ampliar ainda mais a adesão.

A orientação é que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam verificar e atualizar as doses conforme o esquema indicado.

Serviço:
Período da Campanha: 6 a 31 de outubro de 2025
Dia D de Mobilização: 18 de outubro
Público-alvo: Crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias)

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.