Política

Mirando a Assembleia, Eduardo Rocha deixa a Casa Civil na próxima segunda-feira

A mudança foi tratada pelo governador em reunião restrita com o secretariado; Walter Carneiro será o novo titular

23 OUT 2025 • POR Carla Andréa e Sarah Chaves • 14h10

O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha (MDB), anunciou oficialmente nesta quinta-feira (23) a sua saída do cargo para se dedicar à pré-campanha eleitoral de 2026, quando pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Em reunião com o governador Eduardo Riedel (PP) e todo o secretariado, foi definido que o atual secretário adjunto, Walter Carneiro Júnior, assumirá a titularidade da pasta a partir da próxima segunda-feira (27).

Segundo o governador, o encontro teve dois objetivos: agradecer a Rocha pelo trabalho realizado ao longo dos três anos de gestão e tratar de questões administrativas.

"O secretário Eduardo Rocha, em razão do propósito de disputar as eleições para deputado estadual, se despediu do governo, recebendo os agradecimentos por todo o trabalho desenvolvido. A partir de segunda-feira, a nomeação do Walter Carneiro será efetivada", destacou.

Eduardo Rocha afirmou que sua decisão de deixar o cargo foi pessoal e estratégica para evitar a mistura entre a política de governo e a política eleitoral.

"Eu sempre fui político, tive três mandatos como deputado estadual e sei o quanto é trabalhoso organizar uma campanha. Resolvi sair antes justamente para não misturar as coisas. Fiz três anos de política de governo, sem problemas, e agora quero organizar minha campanha e buscar um novo rumo", disse.

Rocha, que permanece no MDB e ressaltou a satisfação com o período em que esteve à frente da Casa Civil. "Saio com o dever cumprido. Tocamos três anos de governo com o apoio de 23 dos 24 deputados, fortalecendo parcerias com prefeitos e conquistando reconhecimento nacional pelos programas MS Ativo 1 e 2, que integraram os municípios ao governo", avaliou.

O futuro titular da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Rocha, reforçando a relação institucional com municípios, prefeitos e parlamentares.

"Quero continuar o trabalho que a Casa Civil vem fazendo, fortalecendo o diálogo com os municípios e a Assembleia, e garantindo a entrega das políticas públicas do governo. Essa é uma secretaria eminentemente política, voltada para aproximar demandas e fortalecer o projeto de gestão", afirmou.

Walter Carneiro já atua na estrutura da Casa Civil desde janeiro e é ex-presidente da Sanesul. Durante a reunião, o governador também mencionou que outros secretários, como Jaime Verruck (Semadesc) e Marcelo Miranda (Setesc), manifestaram interesse em disputar as eleições de 2026, mas as definições sobre essas saídas devem ocorrer apenas no início do próximo ano.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.