Furacão Melissa chega à Jamaica com ventos de 300 km/h
Tempestade de categoria 5 é a mais forte do planeta em 2025
28 OUT 2025 • POR Carla Andréa, com CNN • 18h41O Furacão Melissa, de categoria 5, atingiu a Jamaica nesta terça-feira (28), trazendo ventos de quase 300 km/h e provocando condições catastróficas em grande parte do país.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), esta é a pior tempestade a atingir a ilha no século XXI, impactando regiões onde vive mais da metade da população jamaicana.
A formação do furacão foi descrita por meteorologistas como “uma intensificação extremamente rápida”, levando Melissa à categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, e tornando-a a tempestade mais forte do planeta em 2025.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) emitiu alertas de “inundações repentinas catastróficas”, deslizamentos de terra e ventos capazes de causar falhas estruturais totais.
O governo jamaicano abriu mais de 800 abrigos em escolas e centros comunitários projetados para resistir ao impacto do fenômeno.
As autoridades locais orientaram os moradores a carregar alimentos suficientes para dois ou três dias ao buscarem abrigo.
“O momento é de proteção e solidariedade. Estamos diante de um evento climático sem precedentes neste século”, afirmou o ministro da Segurança Nacional da Jamaica.
O último furacão de categoria 5 a atingir o país foi o Dorian, em setembro de 2019, com ventos de até 297 km/h nas Bahamas.
Já o furacão Gilbert, em 1988, segue como o mais destrutivo a tocar a Jamaica até então, quando chegou à ilha com categoria 4 e ventos de 219 km/h.
Com o avanço de Melissa sobre o Caribe, autoridades internacionais acompanham o deslocamento da tempestade, que ainda pode causar impactos severos em Cuba e nas Ilhas Cayman nas próximas horas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.