Cultura

Ariane Nogueira apresenta espetáculo de dança gratuito na Capital

As apresentações acontecem na quinta-feira na UEMS e no domingo no teatro Aracy Balabanian

11 NOV 2025 • POR Taynara Menezes • 15h52
Novas oficinas estão previstas para aprofundar o processo criativo do espetáculo - Foto: Divulgação

O projeto EntreLaçadas apresenta o solo “Código Genético”, da intérprete-criadora Ariane Nogueira, com apresentações gratuitas nesta quinta-feira (13), às 19h, na Caixa Preta da UEMS, e no domingo (16), às 16h, no Teatro Aracy Balabanian, dentro da mostra Cerrado Abierto. Ao final, a artista conduzirá bate-papo com o público, e haverá intérprete de libras.

O espetáculo é uma jornada afrofuturista, explorando a conexão entre corpo, memória e ancestralidade africana. A obra parte do conceito do Afrofuturismo, que mistura elementos da tradição africana com ficção científica e tecnologia. A dramaturgia de Ariane evoca o código ancestral das tranças, transformando gestos e movimentos em linguagem viva que conecta passado, presente e futuro.

O projeto, incentivado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC), pela Fundac e pela Prefeitura de Campo Grande, também realizou oficinas de danças africanas com alunos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares e da comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari. Novas oficinas estão previstas para aprofundar o processo criativo do espetáculo.

A direção artística é de Munique Costa, com equipe formada por especialistas em luz, cenografia, trilha sonora, mídias sociais e produção executiva.

Serviço: