Brasil

ONU cobra ajustes e COP30 amplia esquema de segurança em Belém

Operação com agentes do Exército, Força Nacional e PM

14 NOV 2025 • POR Sarah Chaves,c om CNN • 08h36
Foto: CNN

A segurança no Parque da Cidade, em Belém (PA), sede da COP30, foi reforçada nesta sexta-feira (14) após a ONU enviar carta ao presidente da conferência, ao governo federal e ao governo do Pará, apontando falhas estruturais e exigindo um plano eficaz de proteção. O documento, assinado pelo secretário-executivo da Convenção do Clima, Simon Stiell, criticou a ausência de autoridades em pontos estratégicos de entrada, saída e áreas vulneráveis da chamada Zona Azul.

Em resposta, o perímetro do evento amanheceu com policiamento ampliado, novos bloqueios e gradis reposicionados em vias como a Avenida Duque de Caxias e a Brigadeiro Protásio, dificultando a circulação de grandes grupos. O acesso ao hangar também teve configuração alterada. Militares do Exército, Polícia Militar do Pará e seguranças privados passaram a atuar de forma mais ostensiva, ao lado de agentes do GSI.

No início da manhã, um grupo indígena realizou protesto pacífico do lado de fora do local das negociações climáticas. Com faixas defendendo a proteção da floresta e a demarcação de terras, os manifestantes buscavam ser ouvidos pelo presidente Lula , que está em Brasília. A líder Alessandra Munduruku criticou a falta de diálogo e denunciou ameaças aos territórios sagrados e aos povos indígenas.

A chegada do grupo levou à ativação imediata do novo esquema de segurança: tropas do Exército, da Força Nacional e da Polícia Federal ficaram de prontidão dentro do perímetro, enquanto o Batalhão de Choque da PM foi acionado do lado de fora. O pavilhão interno, onde ficam os estandes dos países, chegou a ser esvaziado por bombeiros civis e seguranças como medida preventiva. A operação durou pouco mais de uma hora, e o acesso ao evento foi normalizado às 6h45.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.