Política

Sessão solene celebra o Dia do Maçom na Assembleia Legislativa

20 AGO 2015 • POR Portal ALMS • 10h31
Victor Chileno/ALMS

Na quarta-feira (19), a Assembleia Legislativa homenageou o Dia do Maçom durante sessão solene proposta pelo deputado Junior Mochi (PMDB), presidente da Casa de Leis. A data integra o calendário oficial do Estado e foi instituída pela Lei Nº 3.766, de 04 de novembro de 2009, de autoria do parlamentar.

De acordo com o deputado, anualmente será concedida a comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade a personalidades maçônicas que contribuem, por meio de suas ações, para o desenvolvimento do Estado. “O dia 20 de agosto é reconhecido pelas entidades maçônicas e foi instituído por esta Casa de Leis em caráter oficial. Estaremos agraciando aquelas personalidades maçônicas que produzem, através dos seus trabalhos, efeitos positivos em favor da sociedade sul-mato-grossense. A instituição maçônica é uma das mais antigas da humanidade que congrega homens livres e de bons costumes, que objetiva tornar feliz a humanidade por meio da participação ativa na sociedade auxiliando para um mundo melhor”, enfatizou Junior Mochi.

O 1° Grande Vigilante da Grande Loja de Mato Grosso do Sul, Wagner Augusto Andreasi, usou a palavra para discorrer sobre a história da maçonaria, os ideais e ensinamentos e acontecimentos relacionados aos interesses dos brasileiros. “A maçonaria é reconhecida desde 1717, apesar de existirem relatos mais antigos. Então é difícil precisar sua origem, mas sabemos que chegou ao nosso país pelos estudantes brasileiros naquele momento que retornavam de seus cursos concluídos na Europa. O grande objetivo da maçonaria é transformar o homem da melhor maneira possível para que contribua para uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Em nome das três potências maçônicas de nosso Estado, agradeço a honra concedida com a realização dessa comemoração bem como a instituição da comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, explicou Andreasi.

Dia 20 de agosto, em alusão ao movimento de maçons brasileiros, que objetivava a independência do Brasil

É uma instituição que apresenta em sua essência princípios filosóficos, filantrópicos, educativos e progressistas. Conforme os representantes das lojas maçônicas em Mato Grosso do Sul, existem aproximadamente cinco mil maçons que integram 120 lojas espalhadas em todo o Estado e setores da sociedade. A data foi escolhida para ser comemorada no Brasil porque no dia 20 de agosto de 1822, conforme consta em ata durante uma reunião maçônica das Lojas "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", no Rio de Janeiro, o Irmão Gonçalves Ledo teria solicitado de forma emocionante a Independência do Brasil ainda naquele ano.

“O estudo, o comportamento e a influência dos maçons pode ajudar o Brasil e o Mato Grosso do Sul neste momento de despertar democrático, onde a população cobra mudanças daqueles que se dedicam a política e a gestão pública. Em nome da Assembleia Legislativa parabenizo a todos que se dedicam a elevar e dignificar ações em prol de uma sociedade melhor”, finalizou o deputado Junior Mochi.