Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
A programação valorizou artistas idosos e promoveu intercâmbio cultural entre 17 cidades sul-mato-grossenses
5 DEZ 2025 • POR Sarah Chaves • 12h26O Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul reuniu, nesta quinta-feira (4), 179 participantes no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, em mais uma edição dedicada à valorização cultural, à expressão artística e à convivência social das pessoas idosas do Estado.
Promovido pela Fundesporte e pela Setesc, o evento trouxe coreografias nas categorias Dança Folclórica, Dança Regional e Dança Livre.
Entre os destaques, Iguatemi conquistou a medalha de ouro na categoria Dança Regional com uma coreografia em homenagem a Délio e Delinha, importantes referências musicais sul-mato-grossenses.
Na Dança Folclórica, Campo Grande garantiu a medalha de ouro com uma apresentação inspirada no repertório latino. Vicentina levou a medalha de bronze na mesma categoria com um número baseado no Carimbó, expressão tradicional do Pará.
A edição de 2025 contou com representantes de 17 municípios: Antônio João, Bataguassu, Batayporã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Negro, Santa Rita do Pardo e Vicentina. Do total de inscritos, 159 eram mulheres e 20 homens, refletindo a forte participação feminina nas atividades culturais da terceira idade.
Os grupos levaram ao palco apresentações que resgataram tradições regionais, celebraram ritmos brasileiros e mostraram a diversidade cultural do Estado.
O festival reforçou o papel da dança como instrumento de saúde física e emocional, inclusão social e estímulo à participação ativa da população idosa.
Resultado das categorias:
Dança Coreografada Livre:
1º lugar – Ponta Porã
2º lugar – Bataguassu
3º lugar – Glória de Dourados
Danças Folclóricas:
1º lugar – Campo Grande
2º lugar – Antônio João
3º lugar – Vicentina
Danças Regionais:
1º lugar – Iguatemi
2º lugar – Chapadão do Sul
3º lugar – Santa Rita do Pardo