Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias
PEIC aponta que 66,7% das famílias estão endividadas; parcela inadimplente é de 29,2%, e 14,4% dizem não conseguir pagar suas dívidas
6 DEZ 2025 • POR Taynara Menezes • 14h35O cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento das famílias em Campo Grande, usado por 68% dos inadimplentes, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O estudo aponta que, em novembro, 66,7% das famílias estavam endividadas, um ponto percentual acima de outubro e do mesmo período do ano passado. Entre elas, 29,2% apresentaram contas em atraso, enquanto 14,4% afirmaram que não terão condições de quitar suas dívidas, aumento em relação aos 13,6% de outubro.
A economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, explica que o endividamento inclui compromissos parcelados, como carnês de lojas, empréstimos pessoais, financiamentos de veículos, seguros e cheques pré-datados.
Ela ressalta que, quando mantidas sob controle, essas dívidas são consideradas saudáveis e contribuem para a economia.
A pesquisa também indica diferenças por renda. Carnês são mais comuns entre famílias com renda de até 10 salários mínimos, atingindo 20%, enquanto entre famílias de renda mais alta representam 9,8%. Já os financiamentos de veículos aparecem de forma inversa: 25,5% entre famílias de maior renda e 9% entre as de menor renda.