Política

Azambuja ouve relatos de pacientes que há anos esperavam uma cirurgia

31 AGO 2015 • POR MS Notícias • 10h13
Divulgação/MS Notícias

O governador Reinaldo Azambuja participou neste domingo do ‘Dia D’ da Caravana da Saúde, no município de Nova Andradina, pólo regional da região do Vale do Ivinhema. Antes dos trabalhos de domingo (30) mais de 17,5 mil procedimentos já haviam sido realizados.

Além dos moradores de Nova Andradina, a Caravana atendeu pacientes oriundos dos municípios de vizinhos de Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, que também prestigiaram a entrega, com a presença do governador, de cadeiras de rodas do projeto ‘Viver sem Limites’, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), realizado com recursos federais.

“Logo que entrei aqui encontrei com um senhor e perguntei a ele quanto tempo ele esperava a cirurgia, e ele me respondeu que aguardava por uma cirurgia de catarata há 15 anos. São para essas pessoas que nós criamos a Caravana da Saúde”, disse Reinaldo Azambuja.

Na fila por uma cirurgia de catarata, e já chega do olho direito, a dona de casa Sandra Cotrin Pina, 64 anos, arrancou sorrisos de todos durante o evento ao relatar sua experiência de voltar a enxergar.

“Queria agradecer primeiramente a Deus e depois ao governador e sua equipe por essa Caravana da Saúde. Desde a pessoa que está recebendo a gente na porta até o médicos todos são maravilhosos. Estou enxergando coisa que eu não enxergava”, brincou ela.

O prefeito local, Roberto Hashioka, também destacou o que classificou de ‘sensibilidade’ do Chefe do Executivo Estadual com a criação da Caravana, ‘à mercê das dificuldades’. “Presenciei depoimentos fantásticos de pessoas que estão sendo atendidas”, contou Hashioka.

Na região desde o último dia 25 de agosto, a previsão é que a 5ª etapa da Caravana da Saúde realize cerca de duas mil cirurgias oftalmológicas e 240 cirurgias gerais, ortopédicas e ginecológicas, além de cerca de dois mil exames como ultrassonografia, tomografia e endoscopia.