Saúde

Lista de medicamentos da rede pública de Campo Grande é atualizada pela Sesau

Prefeitura de Campo Grande publica nova lista oficial de medicamentos; veja

31 DEZ 2025 • POR Vinícius Santos • 09h11
Foto: Freepik

A prefeitura de Campo Grande publicou ontem a Resolução SESAU nº 949/2025, que atualiza a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), documento que define quais remédios e insumos devem estar disponíveis à população nas unidades de saúde do município.

Entre as novidades, a resolução amplia o acesso a diversos medicamentos, que agora deverão estar padronizados em todas as unidades de saúde ou em locais específicos conforme demanda e presença de farmacêutico. Entre os itens incluídos estão:

A atualização também incluiu itens estratégicos, como Ácido Fólico em gotas, para prevenção de anemia em gestantes e crianças, e Carbonato de Cálcio, usado na prevenção de eclâmpsia.

Por outro lado, a resolução admite a remoção de alguns medicamentos da lista, como Isoconazol, Medroxiprogesterona e colírio de Dexametasona, em razão de sucessivos pregões fracassados ou desertos. Em certos casos, a gestão precisou recorrer a compras alternativas, como a substituição da Gentamicina oftalmológica por Tobramicina.

A publicação também ressalta que o acesso a medicamentos como Levofloxacino e Ácido Valpróico será restrito às unidades com presença de farmacêutico, garantindo segurança na dispensação.

Além disso, alguns medicamentos comuns na rede foram despadronizados por falta de eficácia comprovada ou questões de segurança:

A Resolução SESAU nº 949/2025 pode ser consultada na íntegra aqui:

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.