Cidade

Lei proíbe corte de água em casas com doentes terminais e acamados na Capital

A medida vale para famílias inscritas no CadÚnico

15 JAN 2026 • POR Sarah Chaves • 11h11
Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

A Prefeitura de Campo Grande sancionou a Lei que proíbe a suspensão do fornecimento de água em imóveis onde residam pessoas enfermas em fase terminal ou acamadas, desde que a família esteja inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

A norma considera como enfermo terminal o indivíduo com doenças crônico-degenerativas incuráveis que comprometam a capacidade funcional, o conforto orgânico ou a própria vida.

Para ter direito ao benefício, o pedido pode ser feito por familiar, responsável legal ou cuidador, diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, mediante apresentação de laudo médico que comprove a condição clínica do paciente.

Caso a pessoa enferma não consiga se deslocar, a Assistência Social poderá realizar visita domiciliar para validação das informações.

A situação será analisada por assistente social, com emissão de relatório técnico.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.