Planejando há quatro anos, morador de MS acompanhará sua quarta Copa do Mundo
Cirurgião dentista, Thiago Puga, irá viajar acompanhado da esposa e da filha e seguirá os jogos da seleção brasileira
1 FEV 2026 • POR Luiz Vinicius • 12h45A Copa do Mundo acontece a cada quatro anos e é nesse período que muitas pessoas se planejam para acompanhar a maior competição de seleções, seja presencialmente ou pela televisão na companhia de amigos. E inserido nesse aspecto de ser apaixonado pelas copas, está um campo-grandense que já planejou praticamente todo o roteiro para estar nos Estados Unidos, um dos países que receberá os jogos do torneio da FIFA.
O cirurgião dentista Thiago Mendes Puga vai acompanhar mais uma edição, a quarta em sequência: ele esteve nas edições de 2014, no Brasil, em 2018 na Rússia e em 2022, no Catar. Agora, ao lado da esposa e da filha realizar mais um sonho de ver os jogos in loco, aproveitando também a oportunidade do turismo e de conhecer mais o país norte-americano.
Segundo ele, a preparação para 2026 não começou agora, mas há pelo menos quatro anos, logo após o encerramento da última edição. “Acabou a Copa a gente acaba já pensando na próxima. Então, assim, há quatro anos eu tenho em mente que eu queria, quero ir para os Estados Unidos. Então aí vai eu, minha esposa e minha filha. E assim que saiu onde o Brasil vai jogar, eu corri atrás das passagens para emitir”, relata.
O foco principal é, de fato, acompanhar a Seleção Brasileira e isso passa diretamente pela classificação dos comandados de Carlo Ancelotti. Uma coisa é certa: Thiago e a família estarão em Miami, um dos locais em que o Brasil jogará no torneio, onde ele também aproveitará para acompanhar mais dois jogos da competição e depois seguir a seleção.
“Eu foquei nessa Copa em seguir a seleção. Então, por exemplo, eu vou para Miami, onde é o terceiro jogo do Brasil e aí pretendo assistir mais dois jogos. Então vai depender em que lugar que o Brasil ficar, estamos esperamos que seja em primeiro para ir seguir para a cidade onde o Brasil irá jogar. Não vou para Canadá, nem para o México, porque meu foco é focar a seleção mesmo”, afirma.
Mas toda viagem, há uma dificuldade e para a Copa do Mundo, o principal desafio é a compra dos ingressos. Puga sabe muito bem que os jogos da Seleção Brasileira é um dos mais concorridos, então o melhor caminho é conhecer todos os passos para conseguir sair na frente dos ‘concorrentes’. “A dificuldade maior sempre é o ingresso, porque é muito concorrido, principalmente os jogos do Brasil. Então você tem que conhecer como funciona a compra, a partir de quando, tem que estar sempre ligado”, pontua. Ele acrescenta que nas outras questões, a situação fica mais fácil, pois “o clima de copa e de festa fazem os países te receberem melhor”.
Como um bom conhecedor da Copa do Mundo, Thiago carrega lembranças boas e ruins – entre elas, está aquele fatídico episódio de Brasil e Alemanha, justamente na edição que aconteceu no “país do futebol”. Mas a maior lembrança das últimas três edições que ele viveu, curiosamente não está a Seleção Brasileira.
“Para mim, a maior foi de todas, inclusive não foi o jogo do Brasil, mas foi espetacular, que foi o jogo da final da Copa no Catar, que foi lá da Argentina e França, aquele jogão, tudo, então foi sem dúvida uma experiência boa demais. E também tem do lado ruim que aquele jogo do Brasil, do 7 a 1 com a Alemanha, lá no Mineirão, no Belo Horizonte, eu estava também”.
Mas a viagem, apesar de estar moldada para acompanhar os jogos, também terá um pouco de turismo. “A ideia é exatamente essa. Quando tem jogo, a gente foca no dia do jogo, acabou o jogo, aí faz o, faz o turismo. Porque entre um jogo e outro, por exemplo, no Brasil, vão ser quatro, cinco dias, então você aproveita para fazer o máximo ali de turismo na região em volta”, explica.
Onde e quando acontece a Copa de 2026?
A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre junho e julho, com abertura prevista para meados de junho e a final marcada para 19 de julho. A competição terá como sedes os Estados Unidos, Canadá e México, em um formato inédito com três países anfitriões.
Nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira deverá disputar parte da fase de grupos e possíveis jogos do mata-mata em cidades como Miami, Nova York/Nova Jersey, Los Angeles, Dallas, Houston, Atlanta, Seattle, Kansas City, Boston, Filadélfia e San Francisco, entre outras. É nesse cenário que Thiago Mendes Puga, de Campo Grande, pretende mais uma vez transformar o sonho em realidade, seguindo o Brasil de cidade em cidade, com a família e a camisa verde e amarela na bagagem.