Saúde

Doadores que usam canetas emagrecedoras passam a ter novas regras no Hemosul

Principal mudança está associada ao prazo de inaptidão, que caiu para 14 dias

4 FEV 2026 • POR Luiz Vinicius • 16h22
Novas regras passam a valer para doação - Mayra Franceschi/Hemosul

O Hemosul alterou as regras de doação para quem faz tratamento com canetas emagrecedoras, após a publicação de Nota Técnica do Ministério da Saúde. A principal mudança é a redução do prazo de inaptidão temporária, que antes variava de seis meses a um ano e agora passa a ser de 14 dias, desde que o doador esteja em boas condições de saúde.

Antes da publicação da Nota Técnica, o Hemosul adotava prazos mais longos por precaução, diante da ausência de diretrizes federais específicas. Com a nova norma, o uso de medicamentos autorizados pela Anvisa deixa de ser, por si só, um impedimento prolongado para a doação.

O prazo de 14 dias deve ser respeitado após:

A contagem começa após a completa resolução dos sintomas, quando a pessoa estiver se sentindo bem, assegurando a proteção da saúde do doador durante todo o processo.

Pessoas que procuraram o Hemosul para doar sangue antes da publicação da nova orientação e foram consideradas inaptas, mas que agora se enquadram nos critérios atualizados, podem retornar às unidades para reavaliação.

Quem pode doar sangue

De forma geral, podem doar sangue pessoas que:

Menores de 18 anos podem doar somente com a presença e autorização do pai, da mãe ou do responsável legal no momento da doação.