Lei autoriza R$ 83,5 milhões para emergências na sanidade agropecuária
O valor será usado no custeio e investimento de ações nacionais de defesa do setor
9 FEV 2026 • POR Sarah Chaves • 10h10O Ministério da Agricultura e Pecuária vai receber R$ 83,5 milhões em crédito extraordinário para reforçar ações de defesa agropecuária em todo o país. O recurso foi autorizado pela Lei nº 15.347, promulgada pelo Congresso Nacional e publicada nesta segunda-feira (9).
O dinheiro será usado principalmente no fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), com foco no combate a emergências fitossanitárias e zoossanitárias que possam afetar a produção rural, a saúde animal e vegetal e a segurança alimentar.
Do total liberado, parte dos recursos será destinada a despesas de custeio, como contratação de serviços e compra de insumos, e outra parte a investimentos, incluindo aquisição de equipamentos e melhoria da estrutura de atendimento.
O crédito extraordinário foi aberto por meio da Medida Provisória nº 1.312, de 2025, adotada pelo Poder Executivo e aprovada pelo Legislativo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.