Saúde

JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos

Médicos também explicaram que existem duas modalidades de transplante

13 MAR 2026 • POR Vinicius Costa • 18h31
Médicos participaram do Saúde e Bem-Estar - JD1 Notícias

Nesta sexta-feira, dia 13, o Dr. Plácido Menezes recebeu no Saúde e Bem-Estar o urologista Guilherme Salati e a nefrologista Rafaella Campanholo, que trouxeram esclarecimentos importantes sobre o transplantes em Mato Grosso do Sul.

Os especialistas explicaram que existem duas modalidades de transplante: o realizado a partir de doadores vivos e o proveniente de doadores falecidos. No caso da doação em vida, a legislação brasileira permite que parentes de até quarto grau — como primos — realizem a doação, desde que haja compatibilidade sanguínea e genética, além de condições clínicas adequadas.

Outro ponto destacado pelos médicos foi o funcionamento da fila de transplantes. O processo é coordenado por um sistema informatizado da Central Estadual de Transplantes em conjunto com o Sistema Nacional de Transplantes, que organiza a distribuição dos órgãos com base em critérios técnicos, especialmente a compatibilidade genética entre doador e receptor.

Veja a entrevista completa: