Esportes

Marco Polo Del Nero se licencia da presidência da CBF

4 DEZ 2015 • POR • 10h51
Marco Polo Del Nero (Imagem: reprodução)

Via Terra

Denunciado pela Justiça norte-americana por crimes de corrupção e investigado em processo aberto pelo Comitê de Ética da Fifa, Marco Polo Del Nero se licenciou da presidência da CBF nesta quinta-feira. O anúncio veio no início da noite, por meio de comunicado oficial no site da entidade.

Del Nero indicou o vice Marcus Vicente para ocupar seu lugar . Mas essa decisão deve ser revista se a Fifa determinar que ele não tem direito de decidir sobre seu substituto. Vicente é deputado federal pelo PP-ES e integra a bancada da bola.

O presidente da CBF teria, segundo investigações do FBI, recebido propina para negociar a venda dos direitos de transmissão de competições de futebol.

O Terra publicou em 17 de agosto que Del Nero, antevendo o turbilhão que viria pela frente, já estudava a possibilidade de se licenciar do cargo. A informação foi desmentida e desqualificada por dirigentes da CBF, incluindo o diretor de Comunicação, Fernando Mello, que classificou a notícia como ridicula, diante do repórter e de Del Nero, no térreo do prédio da entidade.

Confira o comunicado da CBF :

1 A Confederação Brasileira de Futebol vem a público informar, face às noticias veiculadas nesta data, que o Presidente Marco Polo Del Nero apresentou pedido de licença do cargo com a finalidade de dedicar-se à sua defesa, em vista de ter seu nome mencionado em acusações relatadas pela Justiça norte-americana e pelo Comitê de Ética da FIFA.

2 Em nenhum dos procedimentos mencionados foi conferida ciência ao Presidente do conteúdo das acusações, sendo certa sua absoluta convicção da comprovação de sua inocência, tão logo possa exercer os consagrados e constitucionais direitos ao contraditório e à ampla defesa.

3 Neste período de licença, o Presidente, em cumprimento às suas atribuições estatutárias, designa, interinamente, para o exercício da Presidência da CBF o Vice-Presidente Marcus Antônio Vicente.