Brasil

Caravana deve realizar mais de 14 mil consultas em Dourados

A estimativa é de que sejam realizadas até o final do dia mais de 5,5 mil cirurgias entre gerais e oftalmológicas

17 ABR 2016 • POR • 18h13

A Caravana da Saúde chegou à região de Dourados na última quinta-feira (14), realizando nos dias 15, 16 e hoje (17) a mobilização geral (Dia D) de atendimentos em saúde. Chegando à sua 10ª edição, a Caravana atende os municípios da microrregião de Dourados, formada pelos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Vicentina e Dourados.

A estimativa é de que sejam realizadas até o final do dia mais de 5,5 mil cirurgias entre gerais e oftalmológicas, cerca de 14 mil consultas e mais de 6 mil exames. Para as cirurgias hospitalares a Caravana contará com a participação do Hospital Regional de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados, da rede hospitalar de Dourados e também do Hospital Regional de Fátima do Sul. Entre as especialidades para cirurgias gerais estão: ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e proctologia.

Farmácia

Além dos procedimentos hospitalares, um serviço disponibilizado recentemente pela Caravana está sendo ofertado em Dourados: a orientação farmacêutica após atendimentos clínicos, que objetiva a identificação de medicamentos genéricos para que a população carente tenha maiores condições de aquisição de remédios, economizando com despesas.

De acordo com a assessoria de comunicação do Governo, essa ação é desempenhada pela coordenadoria farmacêutica, que possui pessoal capacitado, exclusivamente, para auxiliar nas consultas, exames e análises de receituários dos pacientes atendidos.

“É disponibilizada uma lista de orientação à população que passou por exames e consultas prévias. A relação impressa indica os medicamentos mais baratos, incluindo os similares genéricos, que resultam em economia para a população carente, incentivando a continuidade do tratamento após atendimentos clínicos”, informa Jefferson

Dengue

Como parte das ações da Caravana da Saúde, também fez parte do cronograma de ações no dia 14 a mobilização geral de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. Com o apoio de instituições parceiras como Exército Brasileiro, Polícia Militar e Tribunal de Justiça, equipes da Secretaria de Estado de Saúde distribuíram panfletos e fizeram orientações em um mutirão de limpeza para combater os focos e criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Iniciado na edição de Jardim, a Caravana vem realizando os trabalhos de conscientização nas próximas edições como forma de intensificar as ações de enfrentamento ao mosquito.

Segurança

A Caravana conta também com a presença das instituições de segurança subordinadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

Equipamentos que são utilizados no combate à incêndios urbanos e florestais, busca e salvamento aquático e terrestre e atendimento pré-hospitalar estão sendo demonstrados no Complexo  Esportivo Jorge Antônio Salomão.

Os visitantes também recebem dos Bombeiros orientações das técnicas utilizadas no combate a incêndios, táticas de extinção de chamas, aprendem como prestar os primeiros socorros para vítimas de infarto e engasgamento, por exemplo, e conhecem de perto as viaturas utilizadas pela corporação.

Já a Polícia Civil leva para a Caravana importantes orientações de acesso aos serviços on-line, para realizar denúncias e para evitar que crimes ocorram. No evento os policiais civis fazem contato com os usuários, registram boletins de ocorrência, distribuem panfletos com orientações e exibem vídeos de prevenção e combate à violência doméstica.

No Complexo os usuários e visitantes podem ainda ter contato direto com a Polícia Comunitária, filosofia que tem por objetivo aproximar polícia e comunidade, para que juntas identifiquem as prioridades e trabalhem para solucionar problemas de segurança pública, como crimes, uso de drogas e desordens sociais.

Parcerias

Desde sexta-feira (15), a Caravana da Saúde está realizando o seu dia D de atendimentos para os municípios da microrregião de Dourados. Além do atendimento oftalmológico e especialidades médicas, mais de 30 instituições parceiras, entre elas Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Civil estão trabalhando no evento.