Brasil

Campanha “Trânsito Legal” promove blitz nesta quinta-feira

Campanha tem o objetivo de conscientizar motoristas sobre a conduta no trânsito, respeitando as leis vigentes

28 ABR 2016 • POR • 08h00

Será realizada nesta quinta-feira (28), às 16 horas, a terceira blitz da campanha “Trânsito Legal – Faça sua parte”. A mobilização será na região central de Campo Grande, no cruzamento da Av. Afonso Pena com a Calógeras, com distribuição de adesivos e panfletos de orientação.

Idealizada pelo desembargador Marcos José de Brito Rodrigues, a campanha tem o objetivo de conscientizar motoristas sobre a conduta no trânsito, respeitando as leis vigentes e as vias que são um espaço público que deve ser compartilhado entre os motoristas de forma educada.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração do Fórum de Campo Grande, Paulo César Pereira de Freitas, que participou das duas ações anteriores, houve uma grande receptividade dos motoristas, além disso, a “estratégia adotada pelo Tribunal não atrapalha o fluxo de veículos, no entanto dá tempo para passar algumas orientações e, em alguns casos, os próprios condutores relatam situações de imprudência que eles vivenciaram”.

Esta conscientização, destaca Paulo, é muito importante, sobretudo quanto à questão da ingestão de bebida alcoólica. “É o que presenciamos nas audiências de custódia que acontecem aqui no Fórum, muitas pessoas de bem que, por estarem sob o efeito do álcool, acabam se envolvendo em acidentes e tragédias”.

A primeira blitz foi realizada em outubro de 2015 e a segunda ação nas ruas ocorreu em janeiro deste ano. A campanha “Trânsito Legal” tem caráter permanente. Frases educativas como “Proteja-se! Use o cinto de segurança” ou “Vai virar? Ligue a seta!”, entre outras, foram espalhadas em outdoors em diversos pontos da cidade. A campanha também foi divulgada por meio de matérias jornalísticas, tudo com o intuito de conscientizar a população acerca da responsabilidade de cada um para um trânsito melhor e mais seguro para todos.

A mensagem “Trânsito Legal - Faça sua parte” tornou-se um lembrete no portal do Tribunal de Justiça e na intranet, além de uma bandeira do Poder Judiciário nas redes sociais próprias e dos seguidores dos perfis oficiais.