Tecnologia

Sem whats internet vai dos “memes” a outras formas de comunicação

2 MAI 2016 • POR Liziane Berrocal • 16h24
Os memes tomaram conta da internet

Mais uma vez o serviço de troca de mensagens “WhatsApp” sofreu um bloqueio na justiça. A determinação desta vez veio lá de Lagarto, no Sergipe. A Justiça determinou que as operadoras de telefonia fixa e móvel bloqueassem o serviço de mensagens em todo o país por 72 horas, numa decisão de 26 de abril do juiz Marcel Montalvão. O motivo? A motivação seria  represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais.

Na internet, moradores da Capital vão entre as tentativas de burlar o sistema por meio de outros aplicativos, ao uso de aplicativos como o Telegram e tem gente que apela para o bom e velho humor por meio dos “Memes”, ou seja, imagens mais que engraçadas – apesar que algumas nem tanto, para falar que agora, será possível inclusive conhecer membros da família.

Esse foi o caso da cabeleireira Cris Hair, que aproveitou a onda para postar uma imagem que agora as famílias iriam se conversar e inclusive uma onde com whatsapp a pia fica cheia de louça suja, mas sem o aplicativo funcionando, fica limpinha.

Mary Brito, também entrou na brincadeira. “Vivaaaa. ... encontrei meus filhos”, brincou em postagem nas redes sociais.

Em grupos de Facebook, há quem ensine a burlar, mas quem alerte para programas

Já a Karol Cesar, usou o Comércio Delas, um dos maiores grupos femininos do Estado para dar uma dica. “Meninas tem um aplicativo que desbloqueia na hora o whats, chama SUPER VPN FREE”. Mas nem todos aprovaram a ideia, já que para algumas, o jeitinho, pode trazer riscos. “Melhor usar o Telegram q é igual ao whats e é mais seguro”, afirmou Patricia Lima e na mesma esteira, Thayná Cardoso postou uma imagem alertando para o aplicativo que roubaria senha e dados.

Fato é que todos querem de alguma maneira continuar comunicando-se, seja para só conversar ou para trabalhar, como é o caso da advogada Andrea Lucia Chaves. Ela que tem uma empresa de brindes de personalização precisou colocar um anúncio em sua página. “Whatsapp fora do ar! Clientes amigos contato ou in box, ou no meu perfil particular Andrea Lucia Chaves - me add! Se quiserem me passar os emails também está valendo! andrea.chaves@coisasdealucha.com.br ou prof.alucha@gmail.com”.

E você? Como está fazendo para continuar aquela velha e boa conversa diária?

Aplicativo sofre segundo bloqueio

O aplicativo de troca de mensagens pertence ao Facebook, e esta é a segunda vez que ocorre um bloqueio em território brasileiro. Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. Na ocasião, a justiça tinha como principal objetivo forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia.