OpiniãoJardim Do Éden
3 JUN 2010 • POR José Valdeci de Souza Martins • 00h00O Jardim do Éden Existe? Segundo Gênesis, foi um lugar especial que Deus preparou para o homem. A função do homem neste lugar está definida em Gn. 2:15 – lavrar e guardar. Uma vez o responsável por lavrar e guardar este lugar foi colocado para fora, este jardim teve o mesmo destino que qualquer outro jardim que fica sem cuidados: a vegetação cresce desordenadamente e toda beleza mistura-se ao comum, perdendo o seu brilho. Para mim, o verdadeiro Jardim do Éden, é Brasília, Distrito Federal.
De forma alguma, não estou e nem irei fazer nenhuma comparação coletiva quanto ao povo brasiliense em relação à Brasília-DF, tampouco ao Congresso Nacional, nem àquela parte do nosso país que é tão importante para a nossa nação – seu povo e os políticos.
Quando Juscelino Kubitschek – JK, juntamente com o arquiteto Oscar Niemeyer criaram Brasília, um plano piloto concebido por Lúcio Costa, era para realmente ser a cidade dos sonhos, um lugar para se viver bem, em plena harmonia. Um verdadeiro Jardim do Éden.
Infelizmente, todos aqueles que adotaram Brasília como cidade para se viver estão decepcionados com os acontecimentos políticos, onde a corrupção e a impunidade não deixam apenas o custo de vida mais caro, como também fazem com que as pessoas achem que é normal ganhar dinheiro sem fazer esforço algum.
Na verdade, fico me perguntando o porquê dessas impunidades em torno de um evento que todos nós (sem exceção), sabemos que não pode ser realizado nesse país, em que os maus políticos são flagrados recebendo dinheiro público, dos impostos que pagamos?
Como os percussores que fundaram e criaram Brasília devem estar decepcionados com as imagens dos escândalos da corrupção, e ao mesmo tempo com a desigualdade social que assola a capital do Brasil. Devemos urgentemente nos conscientizar e participar mais da nossa civilidade, de alguma forma, desta nova fase que temos nas mãos, de poder passar a limpo, não somente Brasília, mas o país como um todo.
A corrupção causa muitos danos à nação, e somente protestando e manifestando isso nas urnas, é que poderemos criar algum alerta para os maus políticos, que acreditam que não vai dar em nada - ou até mesmo acabar tudo em pizza, como vem acontecendo. A Democracia é o direito de livre manifestação. Mesmo que algumas pessoas estejam privadas de exercerem tais direitos e deveres, devemos trabalhar, continuar na manifestação por uma nobre causa: o fim dos corruptos que nos sugam e roubam nossas esperanças por dias melhores.
Que possa o Senhor Deus, lançar para fora do Jardim do Éden (Brasília), os maus políticos, para lavrar o Congresso Nacional, assim como o fez, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Deus ocultou o Éden, e não nos é permitido ver ou chegar a ele. Não crer que o Jardim do Éden existe, só porque não podemos vê-lo, é o mesmo que dizer que Jesus não existe, que anjos não existem e outras mais, invisíveis aos nossos olhos humanos, também não existem. Mas, Brasília existe. É muito triste ver que uma cidade que foi projetada para ser um símbolo da democracia brasileira, seja palco de tramas recheadas de corrupção, vandalismo, lavagem de dinheiro e sabe Deus o que mais… Espero viver para um dia ver que os brasileiros não mais votarão em políticos com um passado sujo e desonesto. E espero mais, que Brasília se transforme no símbolo para o qual foi realmente projetada. Brasília não é só isso. Brasília não é só roubalheira. A maioria dos maus políticos é importada de outros estados, acho que as pessoas se esquecem disso. Não podemos ignorar os dois milhões de pessoas que moram em Brasília. O povo dessa cidade merece respeito e a nossa cidade merece ser bem representada.
É retrato de uma triste realidade, entretanto, Brasília definitivamente não se resume em politicagem e roubalheira! Brasília é uma cidade linda, de brasilienses trabalhadores, estudiosos, felizes e CIVILIZADOS! Orgulho-me de ser BRASILEIRO! VIVA O BRASIL! VIVA JK! MERECEMOS POLÍTICOS HONESTOS, porque alguns que lá estão... já estamos cansados e calejados de vê-los.
O Jardim do Éden é tema de algumas controvérsias. O que teria acontecido ao lugar que a Bíblia diz ter sido especialmente preparado para a humanidade? Foi escondido? Destruído? Pois o Jardim do Éden do Brasil sabemos que existe, que não está escondido e que não deve ser destruído. Apenas mudar alguns representantes no Congresso Nacional já resolveria.