OpiniãoColuna Gabarito
11 JUN 2010 • POR Rosildo Barcellos • 00h00QUESTÃO 1
Leia atentamente os textos a seguir para responder coerentemente:
O conceito de Diversidade Cultural é fator fundamental para a construção contemporânea das políticas públicas, especialmente nas áreas da cultura e das políticas sociais, ( ...) o que nos coloca dois desafios. O primeiro é o entendimento do conceito de Diversidade Cultural no contexto da cultura brasileira, (...). Outro desafio é o de estabelecer diálogos com grupos e redes culturais. (Pronunciamento do Secretário Sergio Mamberti, na IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados)
http://www.cultura.gov.br/politicas/identidade_e_diversidade
Se as culturas são plurais, a sua leitura também o é (...) as sociedades criam códigos culturais e as culturas dão a diversidade do mundo. (...) O educador privilegia, assim, interpretar as representações e as identidades que figuram no espaço, e, para uma verdadeira interpretação das culturas, ele se respalda em uma gama de elementos referentes aos valores, às significações e às associações construídas por um grupo social (Extraído do livro Geografia para o ensino médio – Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira – Editora Scipione)
Considerando os textos apresentados, pode-se afirmar que:
a)Cada dia mais no exercício de suas atividades profissionais os professores consideram a cultura como um conjunto de crenças e valores abstratos, sem referências espaciais ou históricas.
B)A ação política do governo federal, em particular do Ministério da Cultura, não leva em consideração os aspectos de culturas diferenciadas. O objetivo declarado do poder público é o de homogeneizar culturalmente o país o mais rápido possível.
C)A cultura popular tornou-se temática para uma análise cientifica apenas como forma de garantir bolsas de pesquisa a um grupo de pesquisadores privilegiado pelo dinheiro público, sem que exista a possibilidade de influenciar as práticas culturais de forma relevante.
D)Com o consolidar da Globalização somente a historiografia esta apta a analisar a dimensão econômica, histórica, cultural e social do vasto território nacional -e internacional- com ênfase a estudo dos recursos e aplicações nas artes.
E)Constitui fator de responsabilidade social a preservação dos valores e das diversidades culturais construídos ao longo do processo histórico dos últimos séculos, sempre na expectativa de que a aproximação do pesquisador garanta o diálogo necessário e saudável entre as diferenças.
QUESTÃO 2
O texto a seguir é a tradução de um trecho da carta do chefe Seatle de 1855 em resposta à proposta de comprar a terra dos índios, feita pelo presidente Roosevelt, dos Estados Unidos da América.
“Como podemos comprar ou vender o céu, a tepidez do chão? A idéia não tem sentido para nós. Se não possuímos o frescor do ar ou o brilho da água, como podeis querer comprá-los?
[...]
De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco, o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado.
O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.”
Com base no texto e após reflexão sobre as possibilidades apresentadas pelo mesmo é possível afirmar que:
a)A questão aprestada no texto já foi superada no Brasil, com respeitabilidade as minorias tribais e as seus valores culturais, não existindo conflitos entre estes e o Estado e/ou proprietários de terras.
b)O fragmento deixa clara a ignorância tribal dos nativos da América do Norte, fato que não se apresenta em solo brasileiro graças aos valores capitalistas previamente existentes entre os nativos do sul do continente.
c)Há uma ‘aula’ de responsabilidade e respeitabilidade no fragmento, mormente quando diz: “a terra não pertence ao homem branco, o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado”.
d)A realidade atual não dá espaço para este debate sobre terra e valores culturais, principalmente após o acordo ‘Raposa Serra do Sol’ que garantiu o sistema de exploração em sistema de parceria entre brancos e índios.
e)O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a buscar , com sucesso , soluções pacíficas para o conflito de valores que envolvem a terra; seu modelo afirmativo será ‘testado’ (a partir de 2012) no oriente médio, no conflito palestino.
*o titular desta coluna é renomado professor e articulista,atuando como consultor educacional deste hebdomadário desde fevereiro de 1992