OpiniãoO Primeiro dia de Trabalho
9 AGO 2010 • POR Luciano Coppini • 00h00Já notaram que, toda vez que alguém é promovido, ou consegue um emprego novo, ele se sente motivado, fica todo empolgado e feliz. Quando alguém recebe a notícia que passou por um processo seletivo e está empregado, a alegria toma conta de suas atitudes, ele se sente como se fosse o dono do mundo. A sensação que essas pessoas transmitem é de que todos os seus problemas acabaram.
Como é bom ter um emprego novo...
No primeiro dia de trabalho, então, nem se fala. Fica difícil de escolher a roupa que se vai usar, a ansiedade é tanta que a maioria das pessoas acaba chegando cedo demais e às vezes pega até a empresa fechada.
Perguntas correm pela cabeça. Perguntas como: “Será que o pessoal vai gostar de mim?”, ou ”Será que o meu novo chefe é legal?”, ou ainda “Como eu posso fazer para impressionar no meu primeiro dia?”...
Essa sensação, para muitos, passa rápido demais. Já no terceiro mês, essas perguntas são substituídas por: “Quando será que terei férias?” ou, “Será que o chefe vai viajar de novo essa semana? Tomara!”.
Isso acontece, porque nós nos esquecemos do verdadeiro propósito de se trabalhar, e porque ficamos motivados no primeiro dia.
O verdadeiro motivo de nossa empolgação é porque quando começamos um novo projeto, um novo emprego, estamos iniciando um processo que oferece uma infinidade de possibilidades.
É uma conquista que nos inspira a sonhar com um futuro profissional brilhante, cheio de sucesso. Mas quando nos deparamos com as dificuldades do dia a dia, nós nos esquecemos de que isso faz parte do trabalho e encaramos como tudo como rotina. Temos pressa em ser promovidos, mas não nos preocupamos com cada degrau que temos que subir para conquistar tal promoção. Queremos ser reconhecidos pelo nosso esforço, mas quanto mais o tempo passa menos nos esforçamos.
Será que é tão difícil perceber que é justamente a alegria e a satisfação em se realizar as tarefas é que proporciona o sucesso profissional?
Bem, de qualquer forma, aqui vai um conselho: Viva cada dia de sua vida profissional como se fosse o primeiro dia de trabalho, ou seja, acreditando que você está no caminho do sucesso!
Luciano Coppini é Psicólogo, Consultor de Empresas; Professor Universitário; especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional, realiza Coaching Gerencial e apresenta o programa Tendência pelo Agromix TV.