Cultura

Defensoria trata de “Escravidão Moderna”

Escola Superior da entidade vai desenvolver tema em debates

11 MAI 2016 • POR • 13h00
Unisinos

Nesta quinta (12), a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP/MS) realiza o ciclo de palestras “Diálogos Interdisciplinares” com o objetivo de promover o debate sobre a escravidão na contemporaneidade sob diferentes aspectos. O evento acontece a partir das 18h30 no auditório da ESDP, em Campo Grande.

Voltado para defensores públicos, assessores, acadêmicos e profissionais das áreas de psicologia, história, antropologia e demais áreas correlatas, o evento é gratuito e terá certificados de participação.

A coordenadora da ESDP, Defensora Pública Patrícias Elias Cozzolino de Oliveira, explica a importância do evento diante do cenário que o Estado vive hoje, com o número de refugiados crescendo cada vez mais.

“Refugiados acumulam muitas vulnerabilidades, geralmente são pobres, negros, estão longe de familiares, acham que não têm direitos. Então, essas pessoas não procuram o atendimento da Defensoria Publica, gerando uma demanda reprimida. É preciso atualizar o nosso entendimento sobre o que é escravidão, porque se uma pessoa trabalha por um prato de comida, o que pode ser isso, se não um tipo de escravidão?”, comentou a Defensora.

A primeira palestra da noite, “Aspectos históricos da escravidão e seus reflexos na atualidade”, será ministrada pelo Prof. Dr. Lourival dos Santos, professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre e Doutor em História Social pela USP e pesquisador sobre a ação de igrejas evangélicas em comunidades quilombolas de MS, educação étnico-racial e educação quilombola.

Na sequência, o Prof. Dr. Jefferson Aparecido falará sobre os “Aspectos jurídicos da escravidão”. Jefferson é Procurador da República do Ministério Público Federal, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Substituto do Estado de São Paulo e membro da Comissão Permanente da Infância e da Juventude do Grupo Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais.

O evento encerra com a palestra “Desafios das Políticas Públicas para a População Negra”, ministrada pelo Prof. Carlos Alberto da Silva Versoza. Graduado em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Versoza é professor da Secretaria de Estado de Educação, Gestor de Artes e Cultura/Historiador da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania da Sedhast.

As inscrições (gratuitas) podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3317.4427. A ESDP fica na Rua Raul Pires Barbosa, nº 1519, Bairro Chácara Cachoeira.