Cultura

Emoção marca lançamento do livro sobre os 40 anos de Plaenge

17 ABR 2011 • POR Assessoria • 05h53
Autores autografando a obra
A emoção tomou conta do lançamento do livro A Construção do Sonho que celebra os 40 anos do Grupo Plaenge. O evento aconteceu na noite de última quarta-feira, dia 13, na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge com a presença dos diretores do Grupo, Alexandre Fabian, Édison Holzmann, dos autores do livro Paulo Briguet e Domingos Pellegrini, funcionários e suas famílias, parceiros e clientes da Plaenge. Durante a solenidade, funcionários que somam dez ou mais anos de dedicação e trabalho à Plaenge foram homenageados.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, que prestigiou a comemoração, lembrou que a Plaenge sempre esteve relacionada à qualidade e respeito atributos que, segundo ele, perpetuam a marca. “Olhando o passado, vemos o quanto a cidade mudou e que a Plaenge tem acompanhado essa transformação valorizando a qualidade de vida daqueles que aqui vivem”, analisou Trad Filho.

O livro retrata com detalhes a forma como a empresa foi criada e os motivos que nortearam seu fundador Ézaro Fabian a manter a gestão que possibilitou uma trajetória bem-sucedida de quatro décadas. No formato talk show, os diretores e autores falaram, de maneira informal, a uma plateia atenta, sobre a publicação que reúne entrevistas com funcionários e parceiros que participaram da história da empresa.

Os autores

Nascido em São Paulo, atualmente morando em Londrina, Paulo Briguet analisou, com emoção, a história de seu bisavô, que foi maquinista na época da Ferrovia Noroeste do Brasil. “Não é por acaso que estou aqui celebrando essa história da Plaenge com Campo Grande”, salientou o escritor que lembrou a trajetória da empresa e seus relatos de muita emoção da relação do crescimento da Plaenge com a cidade. Já Domingos Pellegrini, deixou a emotividade falar mais alto ressaltando o teor do livro. “Esse não é um livro comercial e sim de relatos de vidas, de valores como respeito, amor, dedicação e produtividade, alicerces bem fundados pela Plaenge”, argumentou o escritor.

Ao falar do respeito às pessoas, o diretor da Plaenge, Édison Holzmann comentou que o livro foi uma maneira encontrada de registrar esses valores para as novas gerações de funcionários e de reconhecimento da importância daqueles que fizeram a história da empresa. “São muitas histórias importantes de vida relembradas”, afirma Édison que começou na Plaenge com 15 anos de idade.

A Plaenge foi fundada na cidade de Londrina em 1970 em um pequeno escritório com alguns poucos móveis, duas máquinas de escrever e um telefone emprestado. Ao longo de quatro décadas, a Plaenge cresceu e hoje a construtora conta com 1600 colaboradores e já entregou mais de 160 edifícios - onde moram mais de 45 mil pessoas.

No mercado imobiliário, além de Campo Grande, a empresa atua em outras cidades brasileiras, como Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Dourados, Cuiabá e Joinville. Também marca presença no mercado imobiliário do Chile desde 2009. No segmento industrial, possui em seu portfólio obras entregues em 18 estados brasileiros e também na Venezuela.