Tecnologia

Prefeitura e Senar promovem curso de operador de trator para agricultores

O curso vai durar três dias

2 JUN 2016 • POR • 12h33

A Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nesta semana promoveu o curso de capacitação  teórico e prático para operador de trator com grade agrícola, aos agricultores do Assentamento Conquista. O curso conta com a carga horária de 24 horas, ou seja, duração de três dias e participação de 13 agricultores.

O diretor do departamento do Agronegócio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), João Duarte Nogueira informou que após análise dos serviços da agricultura familiar do Assentamento Conquista foi constatada a necessidade do curso de capacitação para operador de trator agrícola. “Seguimos a orientação do prefeito Alcides Bernal para dar assistência técnica e cursos para melhorar a produção. Nós do agronegócio estamos à disposição dos agricultores para dar assistência e melhorar a produção para que os alimentos cheguem à mesa dos campo-grandenses”.

O curso começou no dia 30 de maio e o encerramento será no dia 2 de junho. 

O objetivo do curso é para operadores de trator tenham conhecimento da utilização de grades agrícolas respeitando as normas de segurança e recomendações técnicas.

Segundo o instrutor do curso Celso Gargioni os agricultores estão sendo preparados para manejar o solo de forma adequada. “É importante que eles aprendam conservar os equipamentos. Saber à hora certa de lubrificar a máquina, corrente dos equipamentos, trocarem o filtro e óleo no tempo certo. Também explicamos como deve ser feito o gradeamento correto para gastar menos insumos”.

O agricultor Edson Fernandes Dias, 36 disse que é muito importante saber o tempo certo de fazer a manutenção do trator da patrulha agrícola. “Com essas técnicas nós vamos preparar o solo e aumentar a produção. Conhecimento nunca é demais”, frisou. 

No conteúdo programático constam informações relativas à segurança e saúde do trabalhador e preservação do meio ambiente; manutenção diária do equipamento antes do trabalho; manobras básicas com o trator, funções das grades agrícolas; aclopamentos de grades agrícolas, teste de patinagem, regulagem corretas das grandes e operação de utilização correta das grandes agrícolas.