Brasil

Duas cidades decretam situação de emergência após temporal no RS

24 ABR 2011 • POR Genaro Joner da RBS • 07h51
A chuva causou estragos em grande parte das cidades

Sobe para 12 o número de mortes causadas pelas chuvas no RSAs cidades de Taquari e Pareci Novo decretaram situação de emergência devido ao temporal que atingiu áreas do Rio Grande do Sul na sexta-feira (22) e no sábado (23). Segundo a Defesa Civil Estadual, 12 pessoas morreram vítimas das chuvas no estado.

Em Taquari, 30 pessoas tiveram que deixar suas casas, entre desalojadas e desabrigadas, e 820 foram afetadas. Já em Pareci Novo a situação é mais complicada. Segundo a Defesa Civil, 250 pessoas estão desalojadas e 2.500 foram afetadas.

Também registraram prejuízos, até hoje, as cidades de Santa Cruz do Sul, Paverama, Igrejinha, São Paulo das Missões, Piratini, Cacequi e Fazenda Vila Nova. Em todo o estado, mais de 32,5 mil foram afetadas pelas chuvas.

As chuvas causaram a morte de 12 pessoas nas cidades de Igrejinha, Fazenda Vilanova, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Em Igrejinha, um deslizamento de terra, no sábado, causou o desabamento de pelo menos seis casas e sete pessoas que estavam na região morreram.

Em Fazenda Vilanova, um galpão caiu e atingiu um agricultor. Outro homem morreu eletrocutado, em Sapucaia do Sul. Em Novo Hamburgo, três crianças morreram soterradas após o desabamento de uma casa, segundo a Defesa Civil.

Para hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, não há alerta para novos temporais no estado. As condições meteorológicas são favoráveis apenas à ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar.

Energia elétrica

O temporal também deixou parte dos moradores do Rio Grande do Sul sem energia elétrica. Na sexta-feira, o número de clientes afetados chegou a 200 mil. Até a noite de sábado, segundo as concessionárias, pelo menos 18 mil clientes permaneciam sem energia elétrica. Não há previsão para que a situação seja normalizada.

A última atualização da AES Sul apontava 7 mil clientes sem energia elétrica. Os maiores volumes eram registrados em Canoas, Sapucaia do Sul, Dois Irmãos e São Leopoldo.

Com informações do portal G1.