Fiéis enfrentam frio e fila por bolo de Santo Antônio
Frio não desanimou fiéis que passam até horas na fila no dia do padroeiro da cidade
13 JUN 2016 • POR Júlia de Freitas • 11h05Centenas de fiéis mais uma vez ainda se encontram hoje na fila para comprar o famoso bolo de Santo Antônio, feito em comemoração ao santo padroeiro da cidade. A tradição prega que, quem pega um pedaço com uma das 500 alianças que estão no bolo, casa. E o frio que trouxe uma sensação térmica de 2º graus, não deixou nenhum fiel em casa. A expectativa é de 6 mil pessoas na fila. Para um evento tão grandioso, o preparo não foi pouco.
Foram duas semanas preparando o bolo de 20 mestros com recheio de leite condensado, doce de leite e coco, e que pesa cerca de uma tonelada. Tudo isso feito por cerca de 50 paroquianos, que se mobilizaram para iniciar as preparações do evento há mais de um mês.
A diarista Lucinéia da Silva, 36, foi pela primeira vez encarar a fila que chega até a rua para pegar o bolo. "Vim pra tentar pegar uma aliança, to querendo casar", diz entusiasmada. Namorado já tem, agora falta pouco. À primeira impressão, gostou do movimento todo do evento em homenagem à Santo Antônio. "Tô gostando muito. Sou de outra paróquia mas to gostando do evento aqui", relatou.
Também de primeira viagem na comemoração, estava Amaral Domingues, 25, mas diz que tá encarando a fila mais pelo bolo. "Eu vim pra comer bolo e prestigiar o evento. Vim passear mesmo", disse. Mas se acabar achando a aliança, não vai reclamar também. "Sou Devoto da Igreja Católica desde criança, tenho muita fé, em Nossa Senhora, nos santos, em Jesus Cristo. Se eu pegar a aliança, que bom", disse.
Já Maria Aparecida, técnica em Química, veio pela terceira vez encher um pote de bolo. Maria já é casada mas ainda assim, achou aliança nos dois últimos . "Dei sorte, mas já tenho marido", disse. E o frio não foi impedimento pra vir. "Tá bem movimentado, o frio não atrapalhou pra fazer eu e o pessoal vir, não", disse. Com um pote carregando 5 pedaços do tão querido bolo, a técnica leva para a casa e dá para a família, quem sabe alguém não dá a sorte que ela deu?
Santo Antônio "casamenteiro"
Nascido em Lisboa por volta do ano de 1195, Santo Antônio recebeu o título oficila de Padroeiro das Famílias por ter ficado conhecido como o santo que evangilizava família e contava histórias do amor no evangelho. Mas você sabe por que tantos fiéis pedem casamento para ele?
Conta-se que uma vez um jovem muito pobre pediu a benção do então Frei Antônio para ter condições financeiras de realizar um casamento pois sua família não tinha dinheiro para pagar o dote, as vestimentas, a cerimônia e o festival. Após a benção de quem viria a ser santo, o jovem conseguiu o que precisava para realizar o casamento. Após isto, então, Antônio ficou conhecido popularmente como o "santo casamenteiro".