Geral

Frio não diminui estoque de sangue no Hemosul

Em dois dias, mais de 200 pessoas estiveram no Hemocentro

14 JUN 2016 • POR Rafael Belo • 11h31
Vá a té o Hemosul - Divulgação

Apesar do movimento ainda ser bem fraco nesta terça (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, quem já doa continua aquecendo a alma e o coração de quem precisa, independente do clima e assim mantém o estoque do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) bom, de acordo com a assistência social do local, que ,porém, afirma “é necessário continuar doando para manter o máximo de sangue disponível”. É o que espera a Organização Mundial da Saúde (OMS) da população de mais da metade dos países - que doam pouco.

Na última sexta (10), o Hemosul registrou 127 pessoas e no sábado (11), 103. O número para um sábado é muito bom, afirma a entidade. Durante a semana aos poucos vão aparecendo os doadores e por que não ser um deles? Você pode ser atendido de segunda a sexta das 07 às 17h, e aos sábados das 7h às 11h30. O slogan do Hemosul é: “Doação é muito mais que um ato de solidariedade é um ato de Amor”.

Hemosul

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado  traz a certidão de casamento que já é suficiente para a lliberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Hemorrede-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.