Geral

Maior avião da Embraer faz avaliação em Campo Grande

16 JUN 2016 • POR Fernando Henryque • 16h55
Divulgação/Embraer - Divulgação/Embraer

A fabricante de aviões Embraer trouxe para Campo Grande o maior avião que já produziu. O KC-390 ficará na Base Área por aproximadamente um mês, onde passará por testes para a Força Aérea Brasileira.

Os primeiros testes da aeronave começaram em fevereiro de 2015 em São Paulo, onde fica a fábrica. A certificação do avião está prevista para 2017 e as entregas devem acontecer nos primeiros meses de 2018.

O KC-390 foi desenvolvido para transporte tático e estabelece novos padrões dentro de sua categoria. Ele pode operar em missões como busca, resgate e combate a incêndios florestais. transporte e lançamento de cargas e tropas, e reabastecimento em voo,

A aeronave pode suportar até 26 toneladas de carga em uma velocidade de 870 km/h. Ela foi projetada para atuar em pistas com condições adversas.

Sua capacidade para o reabastecimento durante o voo impressiona, usando dois tanques internos removíveis, o KC-390 pode trabalhar no reabastecimento em baixas altitudes, como é o caso do helicóptero, ou em alta velocidade, no caso de caças.  

O Comando da Aeronáutica e a Embraer assinaram um contrato para a produção do KC-390 em 2014. A previsão em contrato é que sejam fabricados 28 aviões da linha. Outros países devem comprar a aeronave, o que aumento o número da produção para 32.