Geral

Apenas na Santa Casa, 15 pessoas aguardam por vagas na UTI hoje

Governo do Estado implantará 30 leitos até o fim do ano, mas número não atende à demanda

23 JUN 2016 • POR Natália Moraes • 15h29
Mariana Felícia de Souza, em estado grave de pneumonia, aguarda vaga em UTI

O sistema de saúde pública enfrenta uma grave crise por falta de vagas em hospitais. Apenas hoje, 15 pessoas aguardam na Santa Casa para serem transferidas para UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). E, com a chegada do tempo frio, as ocorrências de problemas respiratórios têm aumentado. É o caso de Mariana Felícia de Souza de 80 anos, que está com pneumonia e respira por aparelhos. Ela espera por uma vaga na UTI há três dias.

Procurado pela reportagem, a assessoria da SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que serão implantadas mais 30 vagas de leitos, divididos entre as unidades da Santa Casa, Hospital do Câncer e Hospital Universitário. Deste número, 10 são destinados à Santa Casa, quantia ainda insuficiente para a demanda.

De acordo com a assessoria da Santa Casa, “a demanda é alta, em alguns dias vai cobrir, e em outros, não”. O problema de saúde do município, para a assessoria, segue uma crise nacional nesta área.

Ainda segundo a assessoria da SES, o Estado tem trabalhado para reestruturar todo o sistema de saúde, e desde o ano passado, foram implementadas 20 leitos, sendo 10 para a Maternidade Cândido Mariano e 10 para o Hospital Regional. Interrogada sobre o caso de Mariana Felícia de Souza, a SES informou que o que resta é esperar abrir uma vaga.