Brasil

Campanha da ONU 'Dia Laranja' incentiva educação para mulheres

25 JUN 2016 • POR ONU Brasil • 15h19

A Campanha UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres, do Secretário-Geral das Nações Unidas, proclamou o dia 25 de cada mês como "Dia Laranja", para sensibilizar e tomar medidas para acabar com a violência contra mulheres e meninas. 

Neste dia 25 de junho, a ONU reafirma o compromisso das Nações Unidas com a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de Qualidade. Tal objetivo reconhece a interdependência entre educação e desenvolvimento e tem como foco proporcionar ambientes de aprendizagem seguros, não-violentos, inclusivos e eficazes para todas e todos. Tem igualmente por objetivo garantir que todos os alunos e alunas adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável através dos direitos humanos, incluindo a promoção da igualdade de gênero e de uma cultura de paz e não-violência.

Dia Laranja

O Dia Laranja convida ativistas, governos e parceiros das Nações Unidas para mobilizar as pessoas e destacar a importância prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, não só uma vez por ano, sendo o dia 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, mas todo mês. Em 2016, uma nova agenda de desenvolvimento global foi aceita por todos os países e é aplicável a todos.

Através dos 17 objetivos globais e das 169 metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: o econômico, social e ambiental. A agenda reconhece a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres como uma prioridade fundamental e garante que "ninguém será deixado para trás".

Ao longo de 2016, a campanha UNA-SE, através do Dia Laranja, irá destacar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que dizem respeito à violência contra as mulheres e meninas.