Geral

Senado veta projeto de colocar exército em Pedro Juan

30 JUN 2016 • POR Da redação • 15h41

A Comissão dos Assuntos Constitucionais do Senado paraguaio decidiu nessa quinta-feira (30), votar contra um projeto, criado pelo senador Fernando Sulva Faceti, que pretende declarar estado de emergência no Departamento de Amambay. Essa medida foi tomada após a execução de Jorge Rafaat, que aconteceu no dia 15 de junho, em Pedro Juan Caballero.

De acordo com o jornal “Ultima Hora”, que circula no Paraguai, a tendência para a militarização de Amambay pode ser rejeitada, pois já existe a Lei de Defesa Nacional e Segurança Publica aprovada em 2013.

O projeto do senador visa permitir que o poder Executivo decida quais elementos de combate das Forças Armadas serão usados no combate. Se o sistema fosse aprovado, ele seria implementado em 60 dias.

Muitos setores apontam o estado de emergência na região. Informações dizem que a militarização em Pedro Juan Caballero pode causar uma guerra entre os traficantes. Por conta disso, comércios podem fechar e moradores podem ser forçados a deixar a cidade. Esse foi um dos argumentos usados para vetar o projeto.