Geral

"Empreendedorismo" fará parte de grade curricular da UEMS

Acordo entre UEMS e Sebrae incentiva universitários a virar empreendedores

1 JUL 2016 • POR Notícias MS • 11h06
O secretário de Estado da Semade, o reitor da UEMS e os diretores do Sebrae/MS - Reprodução

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) assinou, nesta semana, um acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para disseminar e incentivar o empreendedorismo.

A iniciativa inclui suporte técnico do Sebrae para capacitar 60 professores, que transmitirão conhecimento a mais de 1.500 acadêmicos de 15 municípios em que a UEMS está presente.

Para o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, a adesão vai além da informação em sala de aula. “Queremos disseminar a mentalidade empreendedora no dia a dia, permitindo que esse conhecimento seja utilizado não só durante a formação profissional, mas que molde cidadãos que façam a diferença”.

O projeto foi selecionado e aprovado no Edital Sebrae 01/2016 Educação Empreendedora nas Instituições de Ensino Superior com a nota 8,8. O valor total é de R$ 120.377,08, sendo 70% do valor aportado pelo Sebrae.

Além de uma disciplina específica de empreendedorismo a ser ofertada na estrutura curricular, serão realizadas palestras sobre a temática, pesquisa do Perfil do Empreendedor Universitário e Feiras de Inovação; bem como o incentivo à criação de empresas juniores e ao desenvolvimento de empreendimentos nas Incubadoras Fênix e Elos, da universidade. Também será estimulada a participação de alunos no Desafio Universitário Empreendedor, competição de empreendedorismo do Sebrae em todo o Brasil.

De acordo com Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae em Mato Grosso do Sul, é fundamental que os estudantes, inclusive do ensino de base, tenham noções de gestão e não somente da parte técnica das profissões que elegeram; além de entenderem o cenário econômico, político, ambiental e social em que vivem – fatores que também impactam no dia a dia de uma empresa.

“É nossa missão disseminar o empreendedorismo. Plantamos uma semente para gerar frutos no futuro, fazendo com que estes acadêmicos, que terão o poder de decisão em suas mãos, ofereçam à sociedade novas formas de pensar”, destaca.