Geral

Raio mata 35 cabeças de gado em fazenda no MS

4 MAI 2011 • POR Lourenço Buffon • 17h49
Animais foram enterrados na fazenda

Um raio causou a morte de 35 cabeças de gado em uma fazenda na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, na noite do último sábado, 30 de abril. O gado pertencia ao fazendeiro Lourenço Buffon.

Buffon só percebeu que o gado estava morto na manhã de domingo, quando foi mudá-lo de pasto. "Choveu muito na noite de sábado para domingo, e um raio que caiu na fazenda causou a morte dos bois", explica.

O fazendeiro conta que as 35 cabeças de gado estavam embaixo de árvores se protegendo, já que é normal, durante chuvas, os bois buscarem esse refúgio. "Ficaram todos em uma pequena área de 40m², o que surpreendeu a mim", afirma Buffon.

O prejuízo do fazendeiro com as mortes é de cerca de R$ 40 mil. Não foi a primeira vez que cabeças de gado morreram na fazenda de Buffon. Anteriormente, ele já havia perdido 12 bois por causa de outro raio. "São comuns raios na região", diz.

Os bois, que em média pesam 400 kg cada um, foram enterrados na fazenda. Um trator demorou cinco horas para cavar o buraco em que o gado foi colocado.

Segundo a Climatempo, o sul do Mato Grosso do Sul enfrenta uma forte massa de ar polar que causou queda na temperatura da região. A madrugada de domingo para segunda-feira foi a mais fria do ano, com os 11,2ºC registrados na cidade de Amambaí sendo a menor temperatura. Nesta terça-feira, em Iguatemi, a mínima é de 10ºC e a máxima é de 23 ºC, sem chuvas.

Com informações do portal Terra e do internauta Lourenço Buffon, de Iguatemi (MS) que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.