Geral

Após três meses, Maduro anuncia fim de racionamento de energia elétrica na Venezuela

3 JUL 2016 • POR UOL Notícias • 17h28

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira (01) que na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, será suspenso o racionamento elétrico decretado no início de abril devido à seca no país.

"Anuncio que a partir da segunda-feira já fica sem efeito o plano de administração de carga e operará de maneira normal por 24 horas o serviço elétrico do país", disse Maduro em ato público em Caracas.

O déficit de chuvas que afeta o país desde 2013 e se acentuou no início de 2016 devido ao fenômeno climático El Niño prejudicou a produção de energia elétrica. Na Venezuela, 70% da eletricidade consumida provêm de usinas hidrelétricas.

O racionamento elétrico no país nos últimos dois meses consistiu em interrupções no fornecimento de energia em períodos determinados, aplicado alternativamente por zonas geográficas.

Para diminuir o consumo de eletricidade, o governo reduziu a jornada de trabalho dos funcionários públicos para apenas dois dias por semana, decretou as sextas-feiras livres para os estudantes e modificou o fuso horário para aproveitar a luz solar.