Famílias de Apyka'y são despejadas de fazenda de Bumlai; Funai não teria sido notificada
PF estaria passando com trator em cima dos barracos
6 JUL 2016 • POR • 10h38Informações do coletivo Terra Vermelha, organização que trabalha na defesa dos direitos indígenas, denunciam o despejo das famílias de Apyka'y na manhã de hoje, 6, pela Polícia Federal, dentro do município de Dourados.
A retirada dos indígenas do local se iniciou hoje por volta das 6 horas da manhã após decisão do juiz Fábio Kaiut Nunes, da primeira vara de Dourados da Justiça Federal, que determinou que a Polícia Federal cumprisse a reintegração de posse de fazenda de propriedade de Bumlai. Os relatos informam que a Funai não foi comunicada previamente à ação e que a entidade iria recorrer da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entidades de Direitos Humanos também não receberam o aviso.
Segundo relatos de indígenas, no momento estão passando trator em cima dos barracos e os policiais não estão deixando as pessoas ajudarem Dona Damiana, uma senhora da etnia Guarani Kaiowá, a chegar no local.
A Funai não atendeu às ligações do jornal e o Ministério Público Estadual irá responder aos questionamentos durante a tarde de hoje.